Se você ficou com alguma dúvida sobre o seu consumo ou acha que a conta do gás está com um valor maior que o habitual, siga as orientações abaixo:
Para a emissão das faturas de consumo, mensalmente nosso leiturista vai até o condomínio e anota a leitura que está marcando no medidor de cada unidade.
Observação: Como a unidade de medida do equipamento medidor é M³ (metros cúbicos) e a cobrança é feita em Kg, realizamos a conversão de M³ para Kg, para emitirmos a fatura.
O cálculo para a emissão da sua conta é feito da seguinte forma:
Leitura atual – Leitura anterior = total em metros cúbicos
Total em metros cúbicos X fator de conversão = total em Kg
Total em Kg X preço do Kg do gás = Valor total do consumo em Kg
Valor total do consumo em Kg + taxa de serviço = Valor total a pagar
Em caso de dúvidas a respeito do consumo apontado em sua fatura, sugerimos que você faça os seguintes testes:
- Verifique a leitura atual do seu medidor e compare com a leitura final mencionada em sua fatura. A leitura atual deve estar maior do que a leitura mencionada na fatura, pois à medida em que o gás é utilizado, o medidor aumenta a numeração. Se a leitura atual estiver menor do que a leitura mencionada em sua fatura, fale com a nossa Central de Atendimento, pois há um indício de erro na leitura.
- Anote a leitura que o seu medidor está marcando e desligue os equipamentos que consomem gás por aproximadamente 1 hora. Em seguida, verifique novamente a leitura e faça a comparação.
- Se não houve mudança na numeração, significa que não há indícios de problemas com o equipamento medidor, portanto a fatura está correta.
- Se na comparação das leituras, você identificar que houve aumento na numeração, ou seja, o medidor está girando mesmo sem a utilização do gás, fale com a nossa Central de Atendimento.
Se em nenhuma das verificações forem identificadas irregularidades, significa que sua fatura está correta e que o consumo apontado nela foi feito com base na sua utilização de gás.
Vale reforçar que o consumo de gás pode variar de acordo com os hábitos dos moradores e com as estações do ano, pois em épocas mais frias é normal aumentar o consumo de gás. Isso ocorre porque a quantidade de GLP utilizada para manter a água de seu banho aquecida por 5 minutos em um clima mais quente é diferente para manter os mesmos 5 minutos em um clima mais frio. Acontece a mesma coisa ao ferver água no fogão, por exemplo.
Além disso, você pode notar uma variação no valor total da sua fatura por conta de uma mudança no preço do kg do gás, pois ele pode sofrer alterações com base nos reajustes da Petrobrás. Sendo assim, evite fazer comparações dos valores das faturas, procure comparar a quantidade de Kg consumido.
Caso ainda alguma dúvida, clique aqui e nos envie a sua solicitação.