A política de preços da Petrobras leva em consideração as cotações internacionais dos produtos e os custos que importadores teriam (Ex.: transporte e taxas portuárias). Essa metodologia se denomina paridade de importação, e é necessária porque o mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, dando às distribuidoras a alternativa de importar os produtos. Além disso, o preço considera uma margem que cobre os riscos (como volatilidade do câmbio e dos preços).
Referências para variação do preço na refinaria:
Fatores que influenciam no preço:
- Produção (número de barris): a produção diária dos países da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) é um dos fatores;
- Estoques dos Estados Unidos: essa informação é publicada semanalmente, fazendo parte do calendário geoeconômico;
- A situação geopolítica internacional: os conflitos que atingem os países produtores e exportadores de petróleo geralmente influenciam o preço do barril;
- Valor do dólar americano no mercado cambial: o barril de petróleo sendo cotado em dólar, quanto mais valorizada fica essa moeda, mais aumenta o preço base do petróleo.
Caso ainda tenha alguma dúvida, clique aqui e nos envie as informações referente ao preço do gás que vamos direcionar ao seu representante.