O corte do gás da unidade pode ocorrer quando:
- Existirem contas pendentes de pagamento;
- A unidade estiver utilizando gás sem um cadastro ativo para emitir a cobrança;
- For identificada uma irregularidade no medidor.
1 - Corte por falta de pagamento
Antes de realizarmos o corte no fornecimento de gás, o cliente é notificado pelo débito através dos seguintes meios:
- Demonstrativo de consumo: no ato da leitura do consumo, é emitido o demonstrativo com o boleto para pagamento e deixado no condomínio. No demonstrativo, estará a notificação de débitos em aberto e as possíveis ações a serem tomadas, como corte do gás e protesto do título em aberto.
- App Grupo Consigaz e área do cliente no site: caso você tenha faturas em aberto, ao acessar o App Grupo Consigaz ou a área do cliente no site, haverá uma notificação na tela inicial avisando sobre os débitos.
- SMS / E-mail / Contato ativo via telefone: enviamos notificações via SMS e/ou e-mail e/ou contato via telefone alertando sobre o vencimento da fatura e sobre o débito (quando a fatura já estiver vencida).
2 - Corte por falta de cadastro
O corte por falta de cadastro ocorre quando o morador está consumindo gás na unidade, mas como não possui cadastro conosco, não é possível emitirmos as faturas de consumo. Nestes casos será deixada no condomínio uma notificação para que o cadastro seja realizado, no prazo informado na notificação. Caso o cadastro não seja feito, o fornecimento do gás na unidade será cortado e posteriormente será cobrada a taxa de religue.
Para regularizar o cadastro, você pode baixar o App Grupo Consigaz ou efetivar o cadastro pela área do cliente no site www.consigaz.com.br.
No artigo COMO FAZER O MEU CADASTRO você encontra todas as orientações necessárias!
3 - Corte por irregularidade no medidor
Se durante a leitura do consumo, nosso leiturista identificar alguma irregularidade no medidor de consumo, como por exemplo visor do medidor embaçado, medidor travado ou qualquer outra irregularidade, deixaremos no condomínio a notificação para troca do medidor, já com um prazo predeterminado. Caso a troca não seja realizada no prazo, o fornecimento do gás na unidade será cortado e terá o fornecimento restabelecido somente após a regularização do medidor.
Como evitar o corte do gás?
- Mantenha as faturas pagas em dia e o seu cadastro atualizado!
- Baixe o App Grupo Consigaz no seu celular para acompanhar de perto seu consumo e a emissão das suas faturas.
Como restabelecer a utilização do gás?
- Se o corte foi realizado por falta de pagamento, acesse o App Grupo Consigaz ou a área do cliente no site www.consigaz.com.br e realize o pagamento das faturas pendentes. O repasse bancário ocorre em até 1 dia útil. Em seguida, o religue será realizado em até 2 dias úteis.
- Se o corte foi feito por falta de cadastro, acesse o App Grupo Consigaz ou a área do cliente no site www.consigaz.com.br, faça o seu cadastro e solicite o religue. O fornecimento de gás será restabelecido em até 2 dias úteis.
- Caso o corte tenha sido feito por conta de irregularidades no equipamento medidor, será necessário realizar a troca do aparelho, conforme orientações descritas na notificação.
Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, fale com a nossa Central de Atendimento via chat localizado no conta inferior direito da tela.